O Pinterest é uma rede social visual perfeita para divulgar produtos e criar referências e tendências. Se procura incorporar algumas mudanças na sua estratégia de Marketing Digital e nas redes sociais, talvez a resposta certa. Perceba o potencial do Pinterest para as empresas.
Criado há 12 anos, o Pinterest é uma rede social que se foca na publicação e partilha de conteúdo visual.
Por isso mesmo, a rede é vista, cada vez mais, como um grande catálogo de referências para os utilizadores.
Esta rede social pode ser uma boa ferramenta na sua estratégia de Marketing Digital.
Nesta plataforma, pode impulsionar a divulgação dos produtos da sua marca aumentando, assim, o número de seguidores.
Como funciona o Pinterest?
Muitos procuram nesta rede inspiração em segmentos como arte, decoração, moda, tatuagens, receitas, projetos DIY, etc. Mas como funciona afinal o Pinterest?
Esta rede social permite descobrir, compartilhar e guardar ideias. As publicações, denominadas de pins, são constituídas por imagens ou pequenos vídeos.
Nestes pins, os utilizadores encontrar inspirações que podem ser compartilhados ou guardadas em pastas.
Esta última opção permite que o utilizador guarde os seus pins preferidos em pasta, públicas ou privadas, que podem ser separadas por tema.
Pinterest para as empresas
Como muitas redes sociais, também o Pinterest foi criado a pensar nos utilizadores. Mas as empresas perceberam, rapidamente, o potencial da plataforma para divulgar as suas marcas.
Também o Pinterest percebeu o movimento das empresas na plataforma. Por isso mesmo, tornou possível criar contas empresariais.
A lógica é fácil: se as pessoas usam o Pinterest para procurar ideias e inspirações, então porque não mostrar os meus produtos?
É exatamente neste ponto que a rede social mostra todo o seu potencial para impulsionar negócios.
Ao colocar a sua empresa no Pinterest, está a abrir portas para futuros clientes.
Lembre-se que nem todos os negócios se adequam a este modelo.
Ao criar uma conta de empresa poderá lançar anúncios, ver análises e partilhar mais ideias na rede social.
Assim, o Pinterest passou de apenas rede social para grande plataforma de negócios.
Como funciona?
Através da publicação de ideias inspiradoras está, desde logo, a gerar interação com os utilizadores. Se o seu produto exibido na plataforma agradar o o utilizador, a ação de ver uma imagem e guardar o pin, poderá terminar em venda.
De acordo com os dados do Pinterest, 80% dos Pinners semanais descobriram uma nova marca ou produto no Pinterest.
Para alargar a versatilidade da rede, o Pinterest criou diversas funcionalidades que permitem a divulgação de produtos e imagem com maior detalhe.
De entre outras funcionalidades, os pins detalhados permitem fornecer informações como o preço ou opções de instalação.
O Shop the Look permite que sejam adicionados pequenos pontos brancos nos itens presentes na imagem, para direcionar os utilizadores para a página de compra do produto.
Por sua vez, com os códigos pin possibilitam a colocação de um código QR que dará acesso direto à sua conta na rede social.
Mas, o potencial desta rede social é infinito. Explore-a com vista à criação de conteúdo atrativo e inspirador, sempre com o seu público-alvo em mente.
Analise o seu desempenho no Pinterest Analytics, uma ferramenta de análise de dados, e evolua a sua estratégia de modo a conseguir atrair cada vez mais interessados no seu negócio.
A ZOM é especialista em Marketing Digital e pode auxiliá-lo na criação de uma estratégia para as suas redes sociais. Fale connosco!