Já não é segredo para ninguém que um site com um copy fraco ou com conteúdo demasiado visto não aparece nos primeiros lugares de pesquisa do Google. Se o seu objetivo é ser o primeiro na lista de resultados, então deve preparar-se para começar a otimizar o conteúdo do seu site e tornar-se um especialista em SEO!
Mas como é que posso melhorar o conteúdo do meu site? Não se assutes. Vamos guiá-lo nessa tarefa com algumas dicas fáceis e práticas.
Em primeiro lugar, antes de pensar em otimizar o seu conteúdo, deve perder algum tempo a analisar o seu site.
Faça um diagnóstico e aponte as melhorias que pode fazer na sua página.
Feita a análise inicial, trace a sua estratégia de SEO on-page para melhorar os conteúdos do seu site.
Conheça o público-alvo
Um dos primeiros passos a considerar para otimizar o conteúdo do seu site e brilhar no SEO é conhecer o público com quem está a comunicar.
Para comunicar no tom correto e com a informação necessária, deve conhecer bem o seu público.
Para isso, trace a persona dos seus clientes. Analise pormenores como a faixa etária, o sexo, os interesses e os problemas do seu público-alvo.
Esta estratégia dar-lhe-á a ideia do cliente ideal. Com esta informação, poderá decidir que tipos de conteúdo criar, como dar follow-up a leads ou perceber como captar e manter clientes.
Escolha as keywords certas
Acertar nas palavras-chave (keywords) certas para captar a atenção da sua audiência não é um processo de adivinhação nem de sorte.
Para que o seu conteúdo seja valorizado pelo algoritmo do Google, deve fazer uma análise profunda das keywords que podem conduzir os utilizadores ao seu site.
As palavras-chave são um dos pontos mais importantes numa estratégia de SEO para otimizar o conteúdo.
Mas mude já de plano se está a pensar que basta salpicar os textos com palavras relevantes.
O conteúdo criado em torno das palavras-chave deve fazer sentido e deve ter um ritmo natural.
Evite repetições excessivas que demonstrem demasiado esforço para encaixar os termos escolhidos.
Além do texto, deve colocar a palavra-chave no título da página, no URL e no texto alternativo das imagens.
Palavras-chave de “cauda longa”
Uma outra estratégia a considerar na criação de conteúdo é o uso de palavras-chave de “cauda longa”.
As long-tail keywords são expressões de busca mais específicas e que permitem uma pesquisa mais personalizada.
É verdade que são termos com menos procura. Mas, por serem mais específicos, podem representar um nicho onde poderá encontrar menos concorrência.
Se pretende dirigir-se a um público-alvo específico e segmentado, deve considerar recorrer ao marketing de nicho.
Organize e divida o conteúdo
Um texto organizado é meio caminho andado para um bom SEO. Evite parágrafos e frases demasiado longas.
Ao invés, organize a informação hierarquicamente usando heading tags. As “tags de cabeçalho” mostram, não só ao algoritmo do Google, como também ao seu leitor, a importância da informação.
Por exemplo, o título da sua peça deve ser sempre um H1, por ser a informação mais relevante.
Já no decorrer do texto, deve usar as restantes heading tags que vão até ao H6. Use-as para dividir o conteúdo e criar diferentes momentos dentro do mesmo texto.
Crie backlinks
O SEO de um site é também feito através de backlinks. São essenciais para a credibilidade da sua página.
Ao produzir conteúdo, deve colocar links para sites confiáveis e relevantes para o tema em questão, para que os seus leitores confiem na informação que está a ler.
Por outro lado, os backlinks podem também trazer autoridade à sua página. Isto pode levar outras marcas a usar a mesma estratégia e a usar links para os conteúdos do seu site.
Como viu, bastam pequenos truques para melhorar e otimizar, significativamente, o conteúdo do seu site.
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