Email marketing: o melhor guia para 2022

EMAIL MARKETING

Em média, um euro investido em email marketing gera mais de 30 euros de retorno. Este é o canal de marketing com mais retorno, não dependendo de algoritmos de canais como as redes sociais para chegar ao seu público-alvo! É a prova que precisa para ter a certeza que em 2022 deve investir neste canal. 

Mas vamos por partes. O que é o email marketing e quais as melhores técnicas para investir com sucesso nesta prática?

Leia o post de hoje para saber:

  • O que é o email marketing? 
  • Como construir uma lista de email?
  • Erros a evitar!
  • Como criar conteúdo que gere retorno?

O que é o email marketing? 

O email marketing faz parte de um conjunto de canais de marketing – meios pelos quais as empresas comunicam com o público-alvo. 

Apesar de ser um dos canais de comunicação mais antigos, o email marketing continua a ser um dos mais poderosos. 

E aqui está a razão: “em 2020, o número de utilizadores de email ascendeu a quatro mil milhões e deverá crescer para 4,6 mil milhões em 2025“.

Este canal de comunicação permite-lhe criar uma comunicação personalizada com todos os seus clientes ou assinantes.

É uma linha direta de comunicação. Algo impossível em plataformas como Facebook, Instagra ou o Linkedin.

É por isso que o email marketing é, normalmente, utilizado para enviar mensagens promocionais.

Serve para gerar vendas ou leads e podem conter publicidade, mas utiliza segmentação e personalização.

Como construir uma lista de email eficaz?

Uma boa campanha de email marketing começa com a criação de uma estratégia eficaz da lista de contactos. 

Para construir uma campanha de email bem sucedida, necessitará de uma base de dados de emails bem estruturada. 

Vai precisar dos contactos de atuais e futuros clientes que tenham manifestado interesse em receber comunicações de marketing da sua marca.

Como é que consegue isso? Existem diferentes formas de aumentar a sua lista de emails. Uma delas é criar ofertas relevantes em troca dos contactos. 

Pode construir a sua lista de emails de forma orgânica, utilizando formulários de inscrição nas páginas do seu website.

Concentre-se em atrair bons contatos. Seja objetivo e mostre produtos com valor, que captem a atenção do seu cliente. Apresente livros eletrónicos, vídeos, cursos online… 

Como criar conteúdos que geram retorno

Bom copywriting é sempre fundamental para criar engagement. No campo do email marketing a premissa é a mesma.

É necessário criar bons conteúdos para captar a atenção dos seus clientes. 

Mantenha o texto do email curto. Esqueça o texto floriado. Vá direto ao assunto e seja objetivo na mensagem. 

Além disso, não se esqueça que a linguagem dos seus emails deve adequar-se à persona dos destinatários.

Se está a comunicar com uma persona jovem, talvez não deva usar uma linguagem rígida e formal. O contrário também é válido. 

Tenha em consideração que 80% do texto deve ser sobre uma mensagem com valor. Os outros 20% devem apresentar produtos ou serviços. 

Erros a evitar no email marketing

Existem alguns princípios básicos que deve seguir para conseguir uma estratégia de email marketing bem sucedida. Por isso, se investiu muito na sua campanha de email marketing, evite: 

  • comprar listas de emails: ignore a tentação de obter um grande número de contactos comprando uma lista de emails. Se o contacto não subscreveu o seu email ou não autorizou a utilização dos seus dados para publicidade, o seu email acabará numa caixa de spam;
  • não faça spam aos seus clientes. Certifique-se de que cada e-mail enviado conta. De acordo com a HubSpot, a principal razão pela qual as pessoas cancelam as suas subscrições deve-se à receção de demasiados emails.

Conclusão

Como demonstrámos, o email marketing é uma das melhores formas de enviar a mensagem certa à pessoa certa.

Uma vez que o email não depende de algoritmos, pode construir a sua própria lista de emails, organizar contatos e personalizar as mensagens. 

Mais de quatro mil milhões de pessoas em todo o mundo utilizam o email, e é por isso que deve iniciar a sua estratégia de email marketing o quanto antes. 

Na Zom, podemos ajudá-lo a descobrir a melhor estratégia para elevar a sua marca. Fale connosco!

 

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