Objetivos SMART – o que são e como aplicar à sua empresa

Objetivos SMART

Um objetivo e metas bem definidas são fundamentais para o crescimento organizado de qualquer empresa. O conceito por trás dos objetivos SMART, permite a criação de objetivos mais eficazes e rentáveis. 

Neste artigo, vamos explicar o que são os objetivos SMART (Specific, Measurable, Attainable, Realistic e Time-bound) e qual a importância para as empresas. Aprenda a defini-los de acordo com a sua estratégia!

O que são os objetivos SMART?

Definir os objetivos certos, com detalhe e exatidão são o primeiro passo para o sucesso. A pergunta que surge é: como fazê-lo?

Os objetivos SMART permitem organizar os objetivos de forma clara, melhorando as hipóteses de serem cumpridos.

Isto é, estabelecem critérios e definem a direção, motivação e importância das metas.

Mas, para entender melhor o que significa este acrónimo, vamos desmontá-lo. 

Os objetivos SMART são:

  • Específico (Specific): indica que as metas ou objetivos têm de ser bem definidos, claros e inequívocos;
  • Mensurável (Mesurable): tem de ter critérios específicos que meçam o progresso em direção ao cumprimento da meta;
  • Alcançável (Achievable): nenhum fim pode ser impossível de alcançar;
  • Realista (Realistic): como a palavra indica, as metas devem ser realistas e relevantes;
  • Oportuna (Time-bound): aqui, determina-se que os objetivos devem ter uma data de início e uma data de fim.

 

Assim, é fácil entender porque é que os objetivos SMART são fundamentais para o sucesso de uma empresa. 

Este método especifica metas que, à partida, têm todas as condições para serem cumpridas. 

Evita-se, assim, mudar as metas de um projeto por causa de surpresas inesperadas ou indesejadas

Benefícios

Este método tem inúmero benefícios. Não é perfeito, mas quando aplicado corretamente, é uma rampa para o sucesso. 

Já sabemos que os objetivos SMART ajudam a dar direção e a criar os objetivos certos. 

Além disso, permite que sejam avaliados os pontos fortes e fracos de cada projeto. 

Um dos pontos mais importantes é a motivação. Com esta metodologia, pode incluir todos os colaboradores no processo de definir metas e objetivos. 

Distribua funções e responsabilidades para manter a equipa focada e motivada a cumprir o propósito final. 

Como aplicar?

Examine as características da sua empresa e equipa, e defina objetivos, datas-limite e fundamentação.

Desta forma, será mais fácil manter o foco, aumentar a produtividade e organizar o trabalho.

Após a definição dos seus objetivos, deve elaborar um plano para a respetiva elaboração.

Recorde-se que, até com o melhor dos planos, os objetivos podem mudar. Nesse caso, poderá ter de os adaptar a uma nova situação que enfrenta de momento.

Deve analisar os seus objetivos com frequência e pensar em formas de os evoluir.

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