SEO on-page: o que é? As melhores dicas para o seu site!

seo on-page

O SEO on-page é essencial para melhorar os resultados orgânicos do seu site e conquistar uma boa posição nas páginas de resultados dos motores de busca. Neste artigo, ficará a saber o que é o SEO on-page, como funciona e aprenderá várias dicas para otimizar a sua página. 

Há mais de uma década que o Google usa algoritmos de pesquisa para categorizar os sites e dar ao utilizador a melhor resposta às suas pesquisas.

Mas, com métricas tão exigentes, não é fácil destacar-se entre as centenas de milhares de milhões de páginas Web.

É, por isso, importante trabalhar no SEO (otimização de sites para motores de pesquisa) do seu site. 

O SEO On-Page é, precisamente, o aprimorar dos conteúdos das páginas do seu site, de forma a aumentar a relevância e a autoridade. 

O que é SEO On-Page?

A Google não revela muita informação sobre os seus algoritmos. Todavia, sabe-se que a otimização de sites é essencial para obter bons resultados orgânicos e melhorar o posicionamento na lista de resultados das pesquisas feitas na Internet

O SEO On-Page consiste num conjunto de técnicas que juntam “a arte da escrita” com a ciência do SEO para melhorar a classificação de páginas individuais de um site. 

Uma boa estratégia de SEO On-Page deve dedicar grande parte da sua atenção à otimização de elementos como títulos (H1), intertítulos (H2, H3…), imagens, alt-text, meta-tags, conteúdo, links internos, URLs, entre outros.

Apesar de o SEO On-Page ser voltado para conteúdo, há outros fatores a ter em conta que influenciam bastante a classificação do seu site. Vejamos: 

Velocidade da página

O tempo de carregamento de uma página é, sem dúvida, um dos fatores com mais peso.

Esta é, na verdade, um dos poucos fatores revelados pela própria empresa

De acordo com o Google, “sites mais rápidos criam usuários felizes”.

Por isso mesmo, deve prestar especial atenção a este elemento porque, literalmente, cada segundo conta. 

Use a PageSpeed Insights, ferramenta disponibilizada pelo Google, para avaliar o desempenho das suas páginas. 

URLs otimizados

Os algoritmos de classificação do Google não deixam nenhum pormenor de fora.

Os URLs são, também, um fator de classificação, uma vez que fornecem informação útil sobre a página. 

Por esta razão, deve otimizar os seus URLs, colocando a palavra-chave escolhida para cada página.

Por exemplo, este artigo é sobre SEO On-Page, por isso o URL da página deverá conter esta palavra-chave. 

Como otimizar o conteúdo de SEO on-page

A experiência do usuário deve ser a sua prioridade. A melhor forma de otimizar o conteúdo das páginas do seu site é respondendo às necessidades dos seus clientes. 

Um conteúdo esclarecedor e bem estruturado é fundamental para conseguir uma boa classificação. 

Title tags

Comece por otimizar as suas Title tags. Ainda que o nome o possa sugerir, uma Title Tag não é, necessariamente, o título do artigo. É sim, o título da pesquisa

Deve usar títulos que descrevam o conteúdo da página, mas que sejam concisos.

Lembre-se de usar na title tag a palavra-chave escolhida, mantendo o texto atrativo para os usuários. 

O comprimento ideal do title tag é de 50 a 60 caracteres. O Google mostra apenas os primeiros 60.

Os title tags interrogativos são, também, uma excelente forma de potenciar a taxa de CTR (Click Through Rate) da palavra-chave. 

Meta descrição da página

A meta description, ou meta descrição, é o pequeno texto que aparece imediatamente abaixo da title tag e é bastante importante no SEO on-page.

Funciona como um pequeno resumo do conteúdo da página e, mais uma vez, pode ser otimizado para captar a atenção dos utilizadores. 

Além disso, é a informação que os mecanismos de pesquisa do Google usam para avaliar o tema da página. 

A meta-descrição deve ser exclusiva para cada página do site e não deve ultrapassar os 160 caracteres. 

Palavras chave de long-tail 

Um bom conteúdo é, sem dúvida, essencial para a prosperidade do seu site. Mas, para ganhar reconhecimento, não basta apenas produzir textos e usar keywords

É preciso publicar conteúdo direcionado para o interesse do seu público-alvo.

Para tal, deverá usar, além das palavras-chave, frases com long-tail keywords

Esta técnica irá ajudá-lo a gerar mais tráfego no seu site uma vez que pode responder a uma busca mais específica para qual os seus concorrentes não estão a olhar. 

Para satisfazer as pesquisas dos usuários, o conteúdo deve:

  • ser útil e claro
  • interessante e novo
  • ser a resposta para os problemas dos usuários
  • dinâmico e fácil de compartilhar

O objetivo do SEO on-page é sempre priorizar a experiência do usuário.

Claro que é importante otimizar as páginas do seu site para ter bons resultados no sistema de classificação do Google. 

Mas lembre-se: só conseguirá fazê-lo se produzir conteúdo que proporcione uma boa experiência  ao usuário.

Só assim verá a sua página bem classificada, com utilizadores a referenciá-la e voltar a visitá-la. 

Imagens e vídeos

As imagens e os vídeos são ótimos recursos para enriquecer os seus conteúdos. 

Ajudam a manter a leitura fluída, permitindo pausas didáticas ou explicativas.

Esta tática ajudará a manter o usuário na página por mais tempo. 

Ainda assim, o conteúdo audiovisual deve ser pensado e trabalhado. Certifique-se que as imagens e os vídeos têm as dimensões corretas.

Além disso, deve sempre acrescentar o alt text que servirá para descrever a imagem ou vídeo quando esta não carrega.

O alt text, ou texto descritivo, também promove a inclusão porque descrever a imagem para usuários com deficiências visuais.  

Mantenha o SEO on-page 

Como viu, pequenos detalhes podem resultar em bons resultados orgânicos e numa boa experiência do usuário. 

Agora que sabe o que é o SEO on-page, deve mantê-lo sempre otimizado. Não basta rever o conteúdo uma vez.

É preciso atualizar as informações, criando artigos novos que valorizem o site. 

Para recordar: no SEO on-page, é essencial:

  • verificar a velocidade da página;
  • confirmar que os URLs estão otimizados;
  • utilizar title tags descritivas e concisas;
  • manter a meta description exclusiva para cada página;
  • escolher palavras-chave de long-tail que possam potenciar os resultados;
  • utilizar recursos audiovisuais para dinamizar o conteúdo.

Na ZOM, podemos ajudá-lo a melhorar a sua visibilidade e presença no Google. Contacte-nos e conheça as melhores soluções para o seu projeto.

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