A criação de bom conteúdo é extremamente importante numa estratégia de SEO. Hoje, explicamos-lhe porquê e o que deve fazer para produzir conteúdo de qualidade.
É impossível falar de criação de conteúdo sem falar de search engine optimization (SEO).
Um não vive sem o outro! Sem ambos, a sua página não aparecerá nos resultados das pesquisas feitas pelo seu público-alvo.
Quer que o motor de busca da Google apresente o seu site na primeira página de resultados?
Para isso, tem de apostar na criação de conteúdo otimizado e de boa qualidade.
Só assim, irá destacar-se entre as centenas de milhares de milhões de páginas na Internet.
Por isso, hoje explicamos-lhe o que é a criação de conteúdo. Prepare-se para ganhar visibilidade!
O que é criação de conteúdo?
Já adiamoso que a criação de conteúdo e o SEO andam de mãos dadas.
Mas voltemos ao início. O que é criação de conteúdos?
É, nada mais, nada menos, do que o processo de identificar e selecionar informação que responda às dúvidas e perguntas do seu público-alvo.
Depois, basta transformá-la em conteúdo relevante.
Tipos de criação de conteúdo
O objetivo é tornar a sua empresa numa referência do seu segmento.
Para isso, deve dar informação que resolva os problemas para os quais o usuário procura solução.
O conteúdo pode assumir diversas formas.
Desde texto, fotos, vídeos, podcasts, infográficos, até tweets ou eBooks.
O importante é analisar o segmento em que se inserem os seus utilizadores e apostar no tipo de conteúdo que mais se adequa.
Claro que não deve limitar-se apenas a um formato.
Seja versátil e criativo para que a sua marca tenha impacto.
Use e abuse das redes sociais. Crie engagement.
Use o Pinterest e o Instagram se a sua marca tiver expressão nas imagens.
Comunique através do Linkedin se tiver uma imagem mais corporativa
Mas não se sinta desiludido se não obtiver resultados imediatamente.
O processo da comunicação pode ser demorado e pode precisar de ajustes.
O segredo é ir testando diferentes técnicas para perceber qual a melhor estratégia para o seu negócio.
Porque é que bom conteúdo é importante para SEO?
A missão dos motores de busca é melhorar a experiência do utilizador.
Por outro lado, a nossa missão é criar conteúdo relevante para que o site seja apresentado ao nosso público-alvo.
Mas, cumprir esse objetivo só é possível com conteúdo que se destaque, que seja novo, pertinente.
Caso contrário, o algoritmo de classificação de resultados de pesquisa do Google pode punir o seu site por mau conteúdo ou apenas ignorá-lo.
Quando isso acontece, o seu site é “atirando” para as últimas páginas dos resultados de pesquisas.
Desta forma, ao produzir conteúdo atualizado e com qualidade o seu site vai ganhar valor.
Lembre-se que o conteúdo deve ajudar o seu usuário a encontrar as respostas que procura.
Além disso, deve fazê-lo com alguma regularidade e consistência.
Este aumento de confiança do usuário levará a sua marca a ter maior visibilidade.
Por consequência, o site começará aparecer, com maior frequência, como resposta às procuras dos utilizadores.
Como viu, a criação de conteúdos é bastante importante para a estratégia de SEO.
A ZOM pode ajudá-lo a criar conteúdo de qualidade e a impulsionar a visibilidade da sua marca. Contacte-nos.