Um objetivo e metas bem definidas são fundamentais para o crescimento organizado de qualquer empresa. O conceito por trás dos objetivos SMART, permite a criação de objetivos mais eficazes e rentáveis.
Para muitas empresas, nem sempre é fácil manter as prioridades do negócio. Criar objetivos de marketing claros que mantenham a motivação e o crescimento constante, pode ser um desafio.
Só com objetivos e metas bem definidos, é possível traçar as prioridades do negócio e procurar as melhores estratégias para alcançar o pretendido.
Neste artigo, vamos explicar o que são os objetivos SMART (Specific, Measurable, Attainable, Realistic e Time-bound) e qual a importância para as empresas. Aprenda a defini-los de acordo com a sua estratégia!
O que são os objetivos SMART?
Definir os objetivos certos, com detalhe e exatidão são o primeiro passo para o sucesso. A pergunta que surge é: como fazê-lo?
Os objetivos SMART permitem organizar os objetivos de forma clara, melhorando as hipóteses de serem cumpridos.
Isto é, estabelecem critérios e definem a direção, motivação e importância das metas.
Mas, para entender melhor o que significa este acrónimo, vamos desmontá-lo.
Os objetivos SMART são:
- Específico (Specific): indica que as metas ou objetivos têm de ser bem definidos, claros e inequívocos;
- Mensurável (Mesurable): tem de ter critérios específicos que meçam o progresso em direção ao cumprimento da meta;
- Alcançável (Achievable): nenhum fim pode ser impossível de alcançar;
- Realista (Realistic): como a palavra indica, as metas devem ser realistas e relevantes;
- Oportuna (Time-bound): aqui, determina-se que os objetivos devem ter uma data de início e uma data de fim.
Assim, é fácil entender porque é que os objetivos SMART são fundamentais para o sucesso de uma empresa.
Este método especifica metas que, à partida, têm todas as condições para serem cumpridas.
Evita-se, assim, mudar as metas de um projeto por causa de surpresas inesperadas ou indesejadas.
Benefícios
Este método tem inúmero benefícios. Não é perfeito, mas quando aplicado corretamente, é uma rampa para o sucesso.
Já sabemos que os objetivos SMART ajudam a dar direção e a criar os objetivos certos.
Além disso, permite que sejam avaliados os pontos fortes e fracos de cada projeto.
Um dos pontos mais importantes é a motivação. Com esta metodologia, pode incluir todos os colaboradores no processo de definir metas e objetivos.
Distribua funções e responsabilidades para manter a equipa focada e motivada a cumprir o propósito final.
Como aplicar?
Examine as características da sua empresa e equipa, e defina objetivos, datas-limite e fundamentação.
Desta forma, será mais fácil manter o foco, aumentar a produtividade e organizar o trabalho.
Após a definição dos seus objetivos, deve elaborar um plano para a respetiva elaboração.
Recorde-se que, até com o melhor dos planos, os objetivos podem mudar. Nesse caso, poderá ter de os adaptar a uma nova situação que enfrenta de momento.
Deve analisar os seus objetivos com frequência e pensar em formas de os evoluir.
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